Nossa Ponte foi teóricamente projetada para suportar 50kg, porem com muitas interferencias externas não foi possível o total aproveitamento do conjunt, em prática ela suportou aproximadamente 32kg um fator de 180 vezes o seu proprio peso de 177g .
Projeto Teórico
As forças de tração da ponte são simétricas por isso foi desenhado somente em um quadrante.
T1=25cm T2=25cm T3=25cm T4=25cm T5=25cm
T6=25cm T7=25cm T8=25cm T9=25cm
As forças foram divididas simetricamente:
T1y = 8,5cm T2y = 16cm T3y = 21,8cm T4y = 24,5cm
T5y = 4,3cm T6y = 12,2cm T7y = 18,8cm T8y = 23 cm T9y = 25cm
Taxa de tração
Tração total = { [(8,5+16+21,8+24,5+4,3+12,2+18,8+23)x2]+50-500}/2
Tração total = {[(129,1)X2]-450}/2
Tração total = {258,2-450}/2
Tração total = {190}/2 = 95N
Numero de fio = Tração total / taxa de tração = 95/39,2 = 2,4fios ou aproximadamente 3fios
OBS:
Testes destrutivos da UFRGS mostram rupturas em cargas médias de aproximadamente 4kgf, que em Newtons é aproximadamente 39,2N.
Taxa de compressão
Numero de fios = sqrt{[(N.(I2))/27906(r4)]}
N= compressão = 258,2N
I= comprimento do fio = 87 mm
r= raio do macarrão = 0,9mm
27906 = taxa de compressão para fios até 9cm de comprimento
Numero de fios = sqrt{[(258,2.(872))/27906(0,94)]}
Numero de fios = 10,7 ou 11fios
Calculo da massa
18 barras de aproximadamente 9cm com 11 fios,
Num total de 198 fios e 1782 cm = 57g
38 hastes com 3 fios cada e 25 cm de comprimento
Num total de aproximadamente 92 g
Base para suporte com 42 fios de 5 cm cada
Num total de 7g
Amarrações de uma armação na outra 9 barras de 9cm e 2 fios e 10 barras de 5cm com 2 fios
Num total de 6g +4g
Total da massa aproximadamente de:
57+92+7+6+4 = 166g
Massa real no dia da prova 176,31g - a diferença é o massa da cola.
Projeto Prático
MATERIAIS UTILIZADOS
1 Pacote de macarrão Spaguethi nº8
4 tubos de cola SuperBonder
Conceitos Utilizados
PRIMEIRA LEI DE NEWTON
Conhecida como princípio da inércia, a Primeira lei de Newton afirma que a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante.
Fr = 0
TRAÇÃO
Na física, a tração é a força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura.
Basicamente, a tração trata-se de utilizar um corpo e exercer sobre ele esforços com sentidos opostos, tracionando-o.
COMPRESSÃO
A compressão física é um resultado da aplicação de uma força de compressão a um material, resultando em uma redução em seu volume, ou, como tratado em resistência dos materiais e engenharia, uma redução de uma de suas dimensões, axial com a atuação da força, e um aumento da seção transversal a este mesmo eixo, quando a deformação da peça nesta direção é permitida, pois deve-se considerar que teoriamente, neste caso, seu volume mantenha-se constante.
RESISTENCIA DE MATERIAIS
A resistência dos materiais significa a capacidade do material resistir a uma força a ele aplicada.
A resistência de um material é dada em função de seu processo de fabricação e os cientistas empregam uma variedade de processos para alterar essa resistência posteriormente. Estes processos incluem encruamento (deformação a frio), adição de elementos químicos, tratamento térmico e alteração do tamanho dos grãos. Estes métodos podem ser perfeitamente quantificados e qualificados. Entretanto, tornar materiais mais fortes pode estar associado a uma deteorização de outras propriedades mecânicas.
COMPRESSÃO
A compressão física é um resultado da aplicação de uma força de compressão a um material, resultando em uma redução em seu volume, ou, como tratado em resistência dos materiais e engenharia, uma redução de uma de suas dimensões, axial com a atuação da força, e um aumento da seção transversal a este mesmo eixo, quando a deformação da peça nesta direção é permitida, pois deve-se considerar que teoriamente, neste caso, seu volume mantenha-se constante.
RESISTENCIA DE MATERIAIS
A resistência dos materiais significa a capacidade do material resistir a uma força a ele aplicada.
A resistência de um material é dada em função de seu processo de fabricação e os cientistas empregam uma variedade de processos para alterar essa resistência posteriormente. Estes processos incluem encruamento (deformação a frio), adição de elementos químicos, tratamento térmico e alteração do tamanho dos grãos. Estes métodos podem ser perfeitamente quantificados e qualificados. Entretanto, tornar materiais mais fortes pode estar associado a uma deteorização de outras propriedades mecânicas.
CONCLUSÃO
Para esse projeto foi perdido muitas noites de sono, calculos trigonométricos (seno e cosseno manjamos horrores), queima de neurônios para construir o instrumento de teste da ponte, porém foi um aprendizado único que tem um valor enorme para continuação dos estudos, mesmo ter ficado em 2º lugar temos a consciencia que fomos bem e que nem tudo são flores.
Os calculos realizados no projeto são compatíveis com o semestre e adquirimos mais experiencia em como age um projeto prático, com suas interferencias externas e internas de casa material.
AGRADECIMENTOS
Gostaríamos de agradecer a colaboração do Prof. Felipe Justino (CalculoII) que nos apoiou com as leis do Seno e Cosseno, do Prof. Orrios (Mecanica Geral) que nos apoiou no calculo de quilíbrio da ponte, do Prof. Mauricio que nos deu a atenção necessária para execução do trabalho e de todos os envolvidos nesse projeto.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3%AAncia_dos_materiais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_f%C3%ADsica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tra%C3%A7%C3%A3o_(f%C3%ADsica)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton
Própria - Equipe de projeto
Própria - Equipe de projeto
VERY GOOD !
ResponderExcluirOlá, boa tarde! O calculo que usaram para as forças de tração disseram que foi simetrica ou seja igual para ambos os lados. Mas que tipo de calculo usaram para calcular essas Trações de cada cabo?
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