CARRINHO DE RATOEIRA

Introdução.




Este projeto consiste em desenvolver o trabalho em equipe, e aplicação direta de alguns conceito físicos além de estimular a criatividade em criar talvez o carro mais rápido.
A partir da ideia de que o sistema de eixos do carro teria que girar juntamente com as rodas, resolvemos adaptar o mesmo sistema de eixo do projeto do carrinho de bexiga.






Conceitos Físicos!


  • Principio básico da conservação da energia potencial elástica.

Ue = k.x² / 2


A transformação dessa energia em outros três tipos de energia:
Energia cinética (movimento).
Ec = m.v² / 2

  • Energia mecânica, que é a soma da energia potencial com a energia cinética.
 Em = Ec + Ep

  • Energia térmica, que é dada pela dissipação do atrito. Quando as forças atuantes são mecânicas conservativas, podemos dizer que o trabalho da dissipação do atrito é a variação de energia mecânica em determinado momento.
W(dissipado) =  ΔEm

Momento de uma força, na haste adaptada da ratoeira. Onde quanto maior a distância r, maior o momento produzido pela força.

 M = F.d
 
Construção.



Este processo é fundamental, ou seja o principal do carrinho, a construção. Os materiais utilizados na construção do carrinho são:



  • Massa plástica
  • Madeira
  • Cola branca
  • Antena telescópica de rádio
  • Fita crepe
  • Tampa de geléia
  • Ratoeira
  • Barbante





Montagem





Prancha - Recortado um pedaço de 15cm de madeira. Foi feito um recorte na parte inferior para encaixe dos eixos paralelos que dão equilibro para o carrinho formando o chassis, estes eixos são colados com massa plástica.




Rodas - Rodas grandes de lata, alinhadas e balanceadas nos garantiu o equilíbrio necessário.


Dimensões do carrinho.




  • Altura : 35 mm
  • Tamanho: 15 cm  - da traseira até a ponta do carro
  • Largura : 140 mm
  • Distância entre os eixos : 231 mm
  • Espaçamento entre os eixos: 90 mm
  • PESO: 400 g







Problemas e Dificuldades


Uma dificuldade que tivemos foi a escolha da posição da ratoeira, tentamos colar "falhou", amarrar "falhou", por fim, fixamos parafuso. Outro problema estava na centralização do eixo, o carrinho desviava sua rota, tivemos primeiro que trocar suas rodas que inicialmente era de borracha, um outro problema que encontramos foi achar a posição ideal para instalação da propria ratoeira e encaixe da haste de lançamento.



  
Conclusão

Conclui-se que, o projeto de iniciação tecnológica nos mostrou que com objetos do dia-a-dia podemos fazer coisas supreendentes, como a competição de carrinho de ratoeira, com intuito de aplicarmos o que sabemos de física no carrinho, testes com "molas" podem significar muito, pois passamos a enxergar a física com mais clareza em nosso dia-a-dia.




fonte: estudo no próprio PLT "Fundamentos da Física"


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