Introdução.
Este projeto consiste em desenvolver o trabalho em equipe, e aplicação direta de alguns conceito físicos além de estimular a criatividade em criar talvez o carro mais rápido.
A partir da ideia de que o sistema de eixos do carro teria que girar juntamente com as rodas, resolvemos adaptar o mesmo sistema de eixo do projeto do carrinho de bexiga.
Conceitos Físicos!
- Principio básico da conservação da energia potencial elástica.
Ue = k.x² / 2
A transformação dessa energia em outros três tipos de energia:
Energia cinética (movimento).
Ec = m.v² / 2
- Energia mecânica, que é a soma da energia potencial com a energia cinética.
Em = Ec + Ep
- Energia térmica, que é dada pela dissipação do atrito. Quando as forças atuantes são mecânicas conservativas, podemos dizer que o trabalho da dissipação do atrito é a variação de energia mecânica em determinado momento.
W(dissipado) = ΔEm
Momento de uma força, na haste adaptada da ratoeira. Onde quanto maior a distância r, maior o momento produzido pela força.
M = F.d
Montagem
fonte: estudo no próprio PLT "Fundamentos da Física"
M = F.d
Construção.
Este processo é fundamental, ou seja o principal do carrinho, a construção. Os materiais utilizados na construção do carrinho são:
Massa plástica
- Madeira
- Cola branca
- Antena telescópica de rádio
- Fita crepe
- Tampa de geléia
- Ratoeira
- Barbante
Montagem
Prancha - Recortado um pedaço de 15cm de madeira. Foi feito um recorte na parte inferior para encaixe dos eixos paralelos que dão equilibro para o carrinho formando o chassis, estes eixos são colados com massa plástica.
Rodas - Rodas grandes de lata, alinhadas e balanceadas nos garantiu o equilíbrio necessário.
Dimensões do carrinho.
- Altura : 35 mm
- Tamanho: 15 cm - da traseira até a ponta do carro
- Largura : 140 mm
- Distância entre os eixos : 231 mm
- Espaçamento entre os eixos: 90 mm
- PESO: 400 g
Problemas e Dificuldades
Uma dificuldade que tivemos foi a escolha da posição da ratoeira, tentamos colar "falhou", amarrar "falhou", por fim, fixamos parafuso. Outro problema estava na centralização do eixo, o carrinho desviava sua rota, tivemos primeiro que trocar suas rodas que inicialmente era de borracha, um outro problema que encontramos foi achar a posição ideal para instalação da propria ratoeira e encaixe da haste de lançamento.
Conclusão
Conclui-se que, o projeto de iniciação tecnológica nos mostrou que com objetos do dia-a-dia podemos fazer coisas supreendentes, como a competição de carrinho de ratoeira, com intuito de aplicarmos o que sabemos de física no carrinho, testes com "molas" podem significar muito, pois passamos a enxergar a física com mais clareza em nosso dia-a-dia.
fonte: estudo no próprio PLT "Fundamentos da Física"
tirei zero por sua culpa, esse trabalho é uma merda
ResponderExcluiradorei
Excluirkkkkkkkkk adorei o comentario acima
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